Você conhece a historia da bicicleta?

 Para o empresário, Bozidar Kapetanovic — que também é entusiasta do mundo dos esportes —, a bicicleta é um dos meios de transportes mais incríveis e divertidos do mundo. No entanto, você já parou para se questionar qual é a história de sua criação e qual é a sua importância? Se a resposta for não, então este artigo é para você. Confira-o!

O fato é que nem sempre a bicicleta foi o que conhecemos hoje — é claro! De acordo com Bozidar Kapetanovic, ela já teve diversos modelos, variadas formas e diversas utilidades também. Isso quer dizer que, se hoje é vista também como um equipamento capaz de divertir, entreter e praticar esportes, antes sua principal finalidade era transportar as pessoas, ainda que de maneira mais difícil com alguns modelos. 

Cavalinho-de-pau ou máquina corredora

Levando dois nomes muito peculiares, o primeiro modelo de bicicleta inventado consistia em utilizar os pés para dar impulso, sem utilizar pedais. Foi considerada uma das invenções mais tecnológicas dos anos 1800, além de que era feita de madeira e extremamente grande, o que mudaria, segundo Bozidar Kapetanovic, conforme sua evolução.

À bicicleta de pedais

Após a primeira versão da bicicleta, foram criados diversos modelos, por diferentes inventores. No entanto, foi o modelo denominado “agita ossos” que ficou como o segundo modelo realmente famoso. Essa, por sua vez, já possuía pedais, mas não como conhecemos hoje: de acordo com o empresário Bozidar Kapetanovic, eles ficavam localizados na roda dianteira.

À bicicleta de de segurança

Finalmente, chega-se à bicicleta mais parecida com a que utilizamos hoje: a de segurança. O renomado empresário Bozidar Kapetanovic explica que essa evolução da bicicleta consistiu num quadro em formato de diamante (muito parecido com os presentes em modelos atuais), assim como em rodas de mesmo tamanho. Tudo pensado para a finalidade que dá nome a esse modelo: a segurança.

A partir disso, as bicicletas se tornaram cada vez mais famosas, ganhando tanta fama que no ano 1920 foram criados os primeiros modelos infantis, principalmente pelo fato de que, também nessa época, os carros começaram a surgir, roubando assim quase toda a atenção. Visando isso, os fabricantes de bicicletas precisaram redirecionar o seu produto para outro tipo de público.

Para Bozidar Kapetanovic, isso deu muito certo, afinal de contas, hoje a bicicleta é o desejo de muitos pequenos, sendo atrativa graças à diversão que promove. No entanto, mais do que vê-la como um elemento de entretenimento e, até mesmo, esporte nos dias atuais, seu caráter de transporte ainda não pode ser deixado de lado, até porque, com a chegada dos aplicativos de entrega de comida, por exemplo, elas se tornaram um instrumento de trabalho extremamente necessário.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que manter o peso é mais difícil do que emagrecer

Qual a importância dos Direitos Humanos? Veja mais sobre o assunto com o advogado Luiz Roberto Pardo